MINHA VIDA!

MINHA VIDA!

quarta-feira, 9 de julho de 2014

O Chapão da Morte. Disputa governista

por Cláudio Nunes, em seu blog

O Chapão da Morte. (Divulgação).
O Chapão da Morte. (Divulgação).

Na disputa pelas oito vagas de deputado federal por Sergipe este ano chama a atenção os nomes dos candidatos do lado governista. Dentre eles, tem nove com reais chances de vitória. O “Chapão da Morte”, como vem sendo chamado deve fazer de quatro a cinco deputados e é compostos pelos partidos PT / PDT / PSB / PMDB / PC do B / PRP / PROS / PSD / PRB/ PSDC.

Veja os nomes em ordem alfabética e tirem suas conclusões.

Bosco Costa (PROS) –  Foi candidato em 2010 ficando na segunda suplência da coligação com 55.150. No atual governo foi diretor-presidente do Detran e tem forte liderança na região Agreste de Sergipe.

Edvaldo Nogueira (PCdoB) – Ex-prefeito de Aracaju. É candidato pela primeira vez a deputado federal. Na campanha deve comparar a administração atual com a dele.

Iran Barbosa (PT) – Ficou como terceiro suplente em 2010, com 46.339. Foi deputado federal eleito em 2006. Hoje é vereador de Aracaju e faz parte da corrente petista liderada pela deputada Ana Lúcia.

João Daniel (PT) – Foi eleito deputado estadual com quase 30 mil votos em 2010. É líder do MST em Sergipe conta com o apoio e a estrutura do deputado federal Rogério Carvalho, por isso, vem causando sérios problemas dentro da coligação.

Fábio Mitidieri (PSD) – Foi candidato à reeleição para vereador de Aracaju em 2012 e ficou de fora. Uma surpresa para todos. Agora vem trabalhando forte e com o apoio do pai, o deputado Luiz Mitidieri, Fábio tem o apoio de diversas lideranças em todo o Estado.

Fábio Reis (PMDB) – Ficou como primeiro suplente em 2010, obtendo 56. 208. Em janeiro de 2013 assumiu o mandato com a eleição do pastor Heleno para prefeito de Canindé. Tem forte eleitorado na região Centro-Sul do Estado e conta com o apoio do ex-deputado Sérgio Reis e da deputada estadual Gorete Reis, entre outros.

Márcio Macedo (PT) – Foi eleito em 2010 com 58.782 votos. Depois da disputa para presidência do PT ele chegou a um acordo com Rogério Carvalho onde conseguiu apoio de diversas lideranças.

Pastor Jony Marcos  (PRB) – Vereador de Aracaju no terceiro mandato. É o candidato do prefeito de Canindé e ex-deputado federal pastor Heleno que obteve em 2010,  61.598 votos. Tem o apoio de grande parte das igrejas evangélicas.

Valadares Filho (PSB) –  Foi o segundo mais votado em 2010, obtendo 95.680. Além do apoio do partido em todo o Estado Valadares Filho conta com o “recall” da eleição municipal de Aracaju onde foi o candidato da situação obtendo 113.972 votos.

O blog não fugirá da já tradicional análise sobre as coligações e os possíveis eleitos. Aguardem no início de agosto, faltando dois meses para o pleito eleitoral.

Coligação da Oposição: três a quatro
 
Na coligação da oposição para a Câmara dos Deputados, que pode fazer até quatro, disputam os atuais deputados André Moura, Mendonça Prado e Laércio Oliveira; o deputado estadual Adelson Barreto, o empresário Adierson Monteiro, o ex-secretário Nilson Lima, Grace Franco, Samarone, Daniela Fortes, Antònio Leite, entre outros.

Nenhum comentário: